O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
  • Contribua enviando fotos, vídeos e notícias.
    Enviado por: Moradores Catalão.
    Moradores relatam falta de água em Catalão
    • ENQUETE
      Você é a favor da legalização do porte de armas para o cidadão?
      Selecione uma opção abaixo.
      Sim
      Não

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

  • 01 de Set / 2017 - Cidade
    SEFAC inicia projetos de pesquisa e desenvolvimento com a FGV Energia
    Trabalho será desenvolvido em parceria com a UFG Catalão e a Jordão Engenharia
    A área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da SEFAC (Serra do Facão Energia S/A) contará com a experiência e a competência de uma das mais renomadas instituições de ensino do País.

    SEFAC inicia projetos de pesquisa e desenvolvimento com a FGV Energia (Foto: Divulgação Sefac)

    No mês de agosto, a empresa iniciou pesquisas para dois projetos de P&D regulados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), apresentados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) Energia. Em ambos, o trabalho será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Catalão e a Jordão Engenharia Ltda.

    Trabalho será desenvolvido em parceria com a UFG Catalão e a Jordão Engenharia (Foto: Divulgação Sefac)

    Um dos projetos, “Seleção de Rota Tecnológica para Aproveitamento Energético Integrado de Resíduos Florestais Lenhosos, oriundos de Desmatamento de Reservatórios e de Podas de Árvores com Descartes Industriais de Madeira”, será realizado na fase de pesquisa aplicada da cadeia de inovação, com duração prevista de 12 meses, a fim de investigar e selecionar a rota tecnológica mais adequada para o aproveitamento energético integrado dos resíduos de madeiras florestais com os resíduos de madeiras industriais. Para este projeto estão envolvidos, além da FGV, da Jordão Engenharia Ltda e da UFG, também o Instituto SENAI de Química Verde.

    SEFAC quer fortalecer sua área de P&D (Foto: Divulgação Sefac)

    O outro projeto, “Aproveitamento Energético do Biogás obtido por Processo de Biodigestão Anaeróbia de Dejetos Bovinos, aditivados com Efluentes Orgânicos da Agroindústria”, será realizado na fase de desenvolvimento experimental da cadeia de inovação, com duração prevista de 24 meses. Ele será executado em uma propriedade rural de Catalão, localizada na “Fazenda Ribeirão”. Nessa propriedade, disponibilizada pela Agropecuária Frezza, em cooperação com a SEFAC, ficará a parte física da pesquisa, onde serão verificados os resultados da adição dos resíduos de processos produtivos da agroindústria local no processo de geração de biogás a partir da biodigestão de dejetos bovinos. O objetivo é avaliar os efeitos da combinação de resíduos de processos produtivos da agroindústria local, oriundos de fábricas locais de laticínios, abatedouros de bovinos, aterro sanitário e, se possível, também de usinas de álcool e açúcar. Para a execução deste projeto estão envolvidos, além da FGV, Jordão Engenharia Ltda e UFG, também a UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense.

    Responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Serra do Facão, a SEFAC quer fortalecer sua área de P&D para obter informações destinadas a melhorar a gestão ambiental e dispor de novas tecnologias para aprimorar a eficiência energética.

    O binômio desenvolvimento econômico e preservação ambiental é o principal valor praticado pela SEFAC. Não basta, portanto, apenas cumprir projetos previstos no Programa de P&D da ANEEL. O desafio é implantá-los de modo a promover melhorias que deverão ser sentidas e percebidas pela população e que são imprescindíveis para a preservação do meio ambiente.

    Assessoria de Comunicação Sefac 

    0
    Comentários
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Paulo Damasio, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro, André Sardinha.
SUBIR PÁGINA